sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As Meninas

Bom, esses são alguns fragmentos do livro que acabei de ler esta semana!!


Se acharem muito grande...leiam só o que der vontade!!




As Meninas de Lygia Fagundes Telles; Editora Círculo do Livro; Edição Integral.


"'Ana Clara, não envesga! ' disse Irmã Clotilde na hora de bater a foto. 'Enfia a blusa na calça, Lia, depressa. E não faça careta, Lorena, você está fazendo careta! ' A pirâmide." (Página 7)



"Voltou-se para o calendário que pendia da parede, flâmula com os meses estampados na seda. Este era o ano solar. "Nunca o sol esteve tão perto", pensou escancarando a janela. Bom tempo pra fazer amor mas não revolução que calor muito forte, em subdesenvolvido, amolece. Desfibra. "Lião entendia bem disso, quanto mais calor no Terceiro Mundo mais terceiro ele fica". (Página 90)




"Ah, querido, ame uma puta mas não ame uma neurótica que a puta pode virar santa mas a neurótica." (página 90)




"Suspendo a vida no ar e me escondo debaixo da almofada: a morte está aqui com outra roupa e me olha com seu olho de salmoura. Sou capaz de me matar mas não quero morrer." (Página 97)



"Disse que não há morte definitiva, nem sequer para ela uma materialista. Que a morte e vida se integram e se completam tão perfeitas como um círculo e por isso meu irmão continuava vivo: a vida precisa da morte pra viver, "não sei explicar isso, entende?" Explicou. Inesperadamente ficou de novo alegre, cantarolou com o disco do Vinicius e perguntou no melhor humor sobre M.N."E o velho?" Fiquei alegre também: choro quando choram perto de mim mas se começam a voar, saio voando junto. Fui fazer um chá quente porque depois de beber que nem esponja, Lião adora um chá com biscoitos. Tomamos um bule inteiro e se ela não tivesse ido fazer pipi e se eu não tivesse inventado de entrar num banho, na certa teríamos ficado curtindo até às cinco da manhã. (Página 102)




"-Acho que sim. Quando noviça, eu pensava muito na minha gente. Sabia que não ia voltar mas continuava pensando com tanta força. Como quando se tira um vestido velho do baú, um vestido que não é pra usar, só pra olhar. Só pra ver como ele era. Depois a gente dobra de novo e guarda mas não se cogita em jogar fora ou dar. Acho que saudade é isso."(Página 122)



"Bons conselhos, cobertores. Eles bebem a sopinha, ouvem os conselhos e vão correndo trocar o cobertozinho pelo litro de cachaça porque o dia amanheceu mais quente, pra que cobertor? Tudo continua como na véspera com uma noite de demência a mais fornecida pelo donativo. [...] Caridade individual é romantismo, cheguei a essa conclusão não faz muito tempo." (Página 125)



"-O Bezerro de Ouro está instalado na praça e a senhora me fala em espiritualidade. [...] Esses desastres, esses crimes, tudo isso é desespero, o povo está sem esperança e nem sabe. Então fica subindo nos postes, dando tiro à toa, bebendo querosene e gasolina de aflição. Medo. Eu estava assim desorientada. Agora sei o que quero fazer." (Página 127)



Ih, o blá-blá-blá clássico, o que sou? De onde venho? pra onde vou? [...]'Trabalhe, entende. Seja útil, participe e quero ver se vai ter folga pra ficar admirando o próprio embigo'. Ela diz embigo, eh, Lia de Melo Schultz. Concordo e tudo mas as milhares de horas que gastei olhando o meu. O que sou? Plenitude transbordante se ao menos por telefone ele me diz um alô. Alôlorena." (Página 131)



"-A desordem me deprime, irmã. Ah, se eu pudesse me arrumar por dentro, tudo calminho nas gavetas. Minhocação demais." (Página 133)



"E as coisas que via de olhos fechados? Não existiriam realmente? Por que o delírio não haveria de corresponder a uma realidade?" (Página 134)



"Apenas um terço de nós é visível, a senhora sabia? O resto não se vê. O avesso." (Página 134)




"A aliança discreta. Aspirei-lhe o hálito de homem de meia-idade e meia felicidade, que é pior ainda do que infelicidade inteira, diz tia Luci que já se casou um monte de vezes." (Página 169)

(By http://www.icicom.up.pt/blog/muitaletra/arquivos/lygia_g.jpg)

11 comentários:

  1. Nathi eram duas horas da madrugada quando houve um problema no computador resultando na queda da internet. Fiquei sem internet, mas já havia visto seu comentário. Gostei do fato de não ter me elogiado; foi sincera e diferente. O que eu quis salientar com a história da queda da internet é que eu fiquei esperando voltar pra vir aqui visitá-la e agradece-la. Obrigado. Gosta de James Blunt? Não fui dormir ainda porque esta passando uma entrevista dele e alguns trechos do Show dele, mas agora esta na propaganda. Gostei dos trechos do Livro. O Livro é bom? Gostou? Gostei do estilo dela de escrita e é a primeira vez que leio algo dela. Obrigado por isso também.

    Abraço,

    R.Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Bem, você me convenceu a procurar esse livro.
    Chega de neuras. É melhor procurar as putas agora.

    Até parece...

    os homens na verdade gostam das neuróticas. Apesar de estarem contentes com as putas.

    Vai entender os homens.


    Té mais.

    ResponderExcluir
  3. Malz, Nathi.

    Não imaginava que o palavreado tivesse ficado tão pesado. ;P

    Mas, tava tudo tão tenso...

    Coisas bonitas virão pra compensar, filha.

    Garanto.

    ResponderExcluir
  4. Clementinee, muito louco esse livro aí!

    Procurarei.

    Eu gostaria de um puta levemente neurótica.

    =)

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu consigo ler, escrever, estar no blog e viver por causa de vários fatores. Tenho insônia, então acabo escrevendo, lendo e comentando nos blogs durante a madrugada; e vivo a vida normal durante o restante do dia. Ainda me sobram os finais de semana, nos quais eu leio e escrevo, ás vezes vejo filmes, ouço bastante música. Tem gostado do que eu escrevo? Fico contente por teres comentado no Folhas. Fico muito grato! Não devo demorar, mas logo estarei de volta.

    ResponderExcluir
  6. olá Nathi. Pois é, parece que temos um gosto bastante parecido, O Teatro Mágico, MPB, Lygia F. Telles... As Meninas foi a primeira obra dela que tive a oportunidade de ler e uma das que mais gostei. Disciplina do Amor é bem bom também.
    Um grande beijo!
    Até.

    ResponderExcluir
  7. Oi, naty
    confesso que não li o post todo. Na verdade, esse post vai servir como um pretexto (gostou, hein?) para eu agradecer a visita ao meu blog e elogiar o seu perfil heheh, esse eu li inteiro e achei bem legal. Tomara que nos vemos no Objetivo e nos falamos hehe
    beijo!Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  8. Ahn... não, não terá continuação.

    Chega de crônicas de desejo.

    Ora de explorar os outros tópicos.

    Particularmente "Mestre" ou "Vontade".

    Se tiver boas idéias, quando olhar meus tópicos do blog, pode sugerir no meu e-mail.

    Personagens não faltam.

    xêro, filha.

    ResponderExcluir
  9. Livro ótimo.Já leste Diva do José de alencar? Vais gostar...
    ótimo post!E melhor ainda saber que ainda existem pessoas que lêem hoje em dia...livros!!!!!Bjkas
    A loira mexicana está solicitando a sua visita...té mais!
    (Ela sem conexão e eu q viro garota de recados póde?)

    ResponderExcluir
  10. Ei, ainda não vi o filme "Pequena Miss Sunshine". Fiquei curioso. O que ela diz sobre ele no filme? Acaba com a minha curiosidade, por favor? :)

    Abraço,

    R.Vinicius

    ResponderExcluir
  11. Voce se apaixonou mesmo por esse livro, einh? Li um tezto hoje em um blog alheio que vou te passar por orkut, porque tem a ver tanto com esse post quanto com o outro.
    E em um futuro, quando voce reler "As Meninas" talvez sentira um prazer ainda maior! =D

    Confesso que demorei a comentar porque queria ler todos os trechos antes, mas nao consegui.
    Mas os que li gostei mesmo. Me lembrou de um filme que vi.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Registre você também o seu pretexto, Obrigada!
=]