terça-feira, 1 de março de 2016

WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

Um documentário pode ser tão emocionante como uma canção?
Uma vida pode ser resumida em menos de duas horas de filme?
O que faz uma pessoa famosa? Qual o valor, o preço e o custo da fama?

Uma vida marcada pela música, paixão pela liberdade e luta pelos direitos civis dos cidadãos negros nos Estados Unidos dos anos sessenta.
Aprender qual a nossa opinião e saber mostra-la ao mundo. O sabor de expressar-se acima dos limites dos padrões sociais vigentes. Luta por voz, por direito á vida e á liberdade. Eu estou tocada pela beleza de sua existência de luz num contexto tão ingrato, sujo e de raso egoísmo. 
Ela foi um gênio, isso não sou eu que digo, mas concordo.
  A emoção da vida ultrapassa nossa existência, num mundo em que cada segundo deprime e cada falha que cometemos mata três amigos. Viver é um eterno ato de sobrevivência. Viver é caçoar da possibilidade de hoje ser o último dia. Todo dia. 

A diretora Liz Garbus mostra neste documentário produzido com o Netflix o lado revolucionário, feminista, genial, forte e fragilizado de uma imagem profunda e inesquecível da música mundial. Nina Simone foi mais que uma cantora de Jazz, mais que uma pianista clássica, mais que uma mulher que sofreu abusos do marido, mais que uma mãe que não teve direito de criar sua filha. Nina Simone foi mais que queria e podia, o mundo tirou e continuou tirando tudo que podia de seu talento e sua vida pessoal.
O mundo coroa e depois cobra com juros a fama que dá.
Tudo tem um preço e o que Nina pagou foi injusto e caro.


Hoje minha humilde emoção e lágrimas brindam à memória desse fenômeno que nós conhecemos por Nina Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre você também o seu pretexto, Obrigada!
=]