segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Un petit peu de français

Estou estudando a língua francesa vai fazer quatro meses.
Faço o curso todas as manhãs em Lausanne, 25 minutos de casa até lá indo de carro. Geralmente pela manhã eu vou de carona com meu namorado (S.) até o metrô e pego a linha 2 direto até a praça onde se encontra a escola. Meio dia para retornar eu pego o metro até a praça de Sallaz e de lá sai meu ônibus até o "centro de nossa cidade", do centro pra casa é uma caminhada de 40 min ou uma carona de 3 min, quem me salva geralmente é o pai do S. O meu primeiro mês de curso fiz com um professor bem legal que trabalhava bem didaticamente os nossos primeiros passos no tão apavorante francês. Logo após a direção da nossa turma passou para as mãos de uma professora mais enérgica e criativa, com quem estamos até hoje.
Representação da bandeira francesa
A língua francesa é dividida, desde setembro de 2005, em seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e enfim o C2. Para a prática da minha profissão aqui eu tenho que comprovar o conhecimento da língua até o B2. Porém, se eu manter a ambição de fazer um mestrado preciso do C1. Na escola onde eu estudo cada nível no curso intensivo, ou seja, toda manhã ou toda tarde, dura oito semanas e após você tem direito a um certificado de presença no curso. Isso só comprova, para fins diversos, que você assitiu à todas as aulas daquele devido nível. Mas, se alguém, como é o meu caso, precise comprovar o nível de francês tem que fazer a prova do DELF (Diplôme d'études en langue française) que de acordo com a Aliança Francesa no Brasil: "O DELF e o DALF são os diplomas oficiais expedidos pelo ministério francês da Educação nacional, para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros e dos Franceses originários de um país não francófono e não titulares de um diploma de ensino secundário ou superior público francês. Criados em 1985, eles estão presentes hoje em 154 países e abrangem mais de 900 centros de exame no mundo".

Hoje eu estou na sexta semana do A2 e já comecei a ler meu primeiro livro em francês. Dois anos de férias é um livro para o público infanto-juvenil de Jules Verne, escritor francês que criou o romance científico de antecipação. Uma empresa muito inteligente fez versões de clássicos da literatura francesa para estudantes estrangeiros dessa língua com CDs de audio e questões de compreensão de texto e gramática após cada capítulo. Eu adorei!!! Para quem ama literatura como eu e se encontra estudando outra língua todo dia ter a oportunidade de ler um livro na nova língua é uma conquista sem preço. Tô tão feliz com isso! Fiquei tão empolgada que passei na livraria hoje e comprei um livro, com um assunto mais interessante para a minha idade, porém ainda com linguagem simples. Não sei se vou conseguir termina-lo antes do próximo nível, mas vou tentar. Nunca imaginei que um dia na minha vida eu iria ler um livro em uma língua que não fosse o português, que eu amo. A gente sempre acaba nos surpreendendo com a capacidade que temos e nem imaginávamos. Livrarias francófonas se preparem, eu estou indo pro B1 e tô que tô! : )   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre você também o seu pretexto, Obrigada!
=]