quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sina


“Porque a mulher que está esperando o homem recebe sempre a visita do Diabo, e conversa com ele. Pode não concordar com o que ele diz, mas conversa com ele.”
A mulher esperando o homem – Rubem Braga

O grande Rubem disse isso e muito mais sobre um assunto que não é muito comentado, afinal de contas assumir que espera alguém neste tipo de situação - que podem ser muitos os motivos, mas sempre o mesmo gosto amargo da esperança que ainda não morreu – é como por uma placa no pescoço:
“Eu levo bolos, constantemente”.
Esperar, mesmo que a pessoa apareça, depois de certo tempo considera-se um bolo, se você chegar a cochilar, não precisa nem dormir, só cochilar um pouquinho...Batata! Desculpe informar, mas você levou um bolo.
Contudo, falaremos de outro tipo de espera. Deixe-me contar sobre uma pessoa que conheço, ela tem seus vinte e poucos [diga-se de passagem: tantos] e está solteira. Está sozinha. E quando digo sozinha é literalmente porque com ela não existe aquele papo de “solteiro sim, sozinho nunca”, é moça séria, pra casar mesmo. Mas como te disse ela está só.
Agora vejamos, ela está esperando o homem? Ela não tem um marido que sai pra não se sabe onde na sexta depois do trabalho com não sei quem, ela também não tem um namorado que foi jogar e disse que depois passava na casa dela pra assistir ao filme que ela alugou e já são quase onze, a pipoca já murchou, a maquiagem já borrou e ele ainda não apareceu. Não, ela não tem nenhum homem para esperar, mas ela está isenta da espera?
Não.
Infelizmente.
Permita-me citar mais um mestre, o querido Machado escreveu, comparando mulher com fruta, que as boas mesmo estão no topo da árvore e só um homem realmente valente pode colhê-la. Tá bom, tudo bem, assumo que foi uma boa metáfora, mas vem cá e enquanto o bonitão do cavalo branco não aparece ela vai fazer o quê? Tricotar, bordar o enxoval, ouvir música com fone de ouvido, ler uma revista ou quem sabe...Esperar?

Sina de espera! De acordo com o Jorge a mulher rendeira não dá ponto sem nó, borda no linho toda a espera de um amor. Esperar é uma sina, um castigo, ou um destino. Quando quer ser mãe tem que esperar nove meses, pra ter uma casa...lá se vai anos, a faculdade é no mínimo quatro, tempo de experiência no trabalho: três meses sem um pingo de segurança, sem contar que tudo, mas pra tudo mesmo você tem que pegar fila, [ôh, inferno!].
Esperar não é um verbo, tornou-se um estilo de vida.
A mulher não espera mais o homem, espera o salário, as férias, o jantar na casa da amiga, o sapato que comprou no site novo, o cartão-postal daquele amigo que foi pro Canadá. E assim a vida pode ser contada no relógio, não em palavras como as minhas, que vêm e passam, como qualquer coisa que perde a importância quando quem chega não é bem aquela pessoa que você estava esperando, com aquele quase sorriso e a decepção no:
“Ah, é você?[...]”.

4 comentários:

  1. Lendo e pensando, parece mesmo que o ato de esperar se atrelou à existência da mulher conforme a reconhecemos hoje. Homens dizem não esperar por não terem paciência. E quem espera lá tem paciência? A espera é um ato de resignação, e não de paciência conforme apregoam os cronistas desde os tempos mais remotos. Paciência mulher, paciência. A vida passa. A vida é breve. [Beijo, linda! Parabéns pela deliciosa crônica que me deu um pretexto pra escrever!]

    ResponderExcluir
  2. ''Quando não posso atar a minha amada ao meu abraço, o coração emudece por não ter controle da dor alheia...''

    foi a dor dela que nao pude confortar.

    ....

    Em 'parte':... foi o que a situação de não poder confortá-la causou em mim. Vi o quanto estou vulnerável e ligado a ela em tão pouco tempo de relacionamento. O texto parece ser possessivo, mas na verdade ele é constatatório. Em meio a dor, percebi o quanto estamos ligados e, até então, inseparáveis. É o amor, não é?

    ResponderExcluir
  3. - olha que com um objetivo bem definido, não existe espera, :D

    ResponderExcluir
  4. Com um "objetivo bem definido" existe o quê?

    Muitas vezes o andar dos objetivos têm datas a serem cumpridas e não são todas hoje...pra mim isto é espera.

    [estou esperando neste momento]

    ResponderExcluir

Registre você também o seu pretexto, Obrigada!
=]