sexta-feira, 11 de julho de 2014

Porto Alegre - V

Gostaria de deixar um esclarecimento, eu estou fazendo a visita pela vida cultural do Centro daqui de POA em tantos dias porque vim com tempo de sobra para passear. Não estou pagando hospedagem, estou alocada na casa de uma amiga que nos conhecemos a bastante tempo no colégio e desde que ela veio morar aqui no final de 2008 eu estou devendo esta visita. Sendo assim, devo dizer que para quem vem com o tempo restrito, dois dias, três dias, dá tranquilamente para conhecer tudo, ou quase tudo, mas não dá, isso com certeza! Para ver tudo com a calma que eu vi, nem com o ar de tranquilidade com o qual tenho visitado diversos lugares.
E é possível também fazer uma lista com os principais pontos que o visitante mais queira ver e priorizar isso no passeio.

Passeamos pela Praça da Matriz, entramos na Catedral Metropolitana, e passamos pelos Prédios dos 3 Poderes. Também visitamos rapidamente o teatro São Pedro, onde voltaremos na segunda-feira para uma apresentação da orquestra por apenas 20R$, e passamos pela linda e esquecida Biblioteca do estado do RGS. Está em reforma fazem 7 anos, mas a obra está parada a 2. Total descaso que conferimos de perto.

Interior da Catedral Metropolitana

Vitral de São Jorge

Monumento a Júlio de Castilho - Inaugurado em 1914, mostra ele nas 3 idades.

Maquete do teatro

Lateral da Biblioteca - Detalhes de alguns pensadores universais



Hoje fomos também para a tão esperada Casa de Cultura Mário Quintana, localizada na Rua dos Andradas, 736. Antigo hotel no qual o poeta morou de 1968 a 1980, foi inaugurada como centro cultural em 1990, oferecendo ao público exposições, cinema, teatro, biblioteca, salas de ensaio e oficinas e um delicioso café na cobertura.

Vista da CCMQ do 6 andar

Entrada da Casa - Não deixe de vistar o quarto do poeta no 2 andar, e vá antes das 18h para também conferir o Acervo da Elis Regina. Depois diga-me como é, porque cheguei às 18h05 e já havia fechado :(

Cartão do Café no 7 andar - Não peça a empada de camarão, a de frango é muito melhor! E os preços não são tão populares!

Sapatos Floridos - Andar onde encontra-se o projeto de mesmo nome que atende o público infantil

Uma das exposições - Noticiário, exposição mutável constantemente se renovando.

Funciona de seg das 14h-21h; ter-sex das 9h-21h e sab-dom das 12h-21h. Tel: 51 3221-7147.

Depois passeamos mais pela Rua dos Andradas, vimos a Igreja das Dores. Construída por escravos, muitos morreram durante esta empreitada, e dizem que há uma maldição, por isso não ocorrem casamentos nela, dentre outros tipos de cerimonias.

Igreja das Dores à noite


Hoje nós vamos a um show da banda Roda Viva, que só tocam musicas do Chico Buarque. o show é na casa de show Ocidente, é tradicional aqui em Porto Alegre. Foi a única casa de festa que sobreviveu depois que a Boemia saiu do Bairro Bom Fim e migrou para a Cidade Baixa. Nela nasceram grandes nomes do rock gaúcho nos anos 80 e 90, como: Os Cascaveles, Os Replicantes, TNT. Hoje em dia é uma casa de shows mais elitizada, que deixou um pouco de lado o DNA alternativo da sua origem. Geralmente ocorrem festas temáticas, sendo uma das mais famosas a Balone.


Localizada na João Telles esquina com a Osvaldo Aranha (51 3312 1347).
http://barocidente.com.br/

A banda me impressionou na qualidade de música apresentada. Isso é um ótimo sinal, sendo que cover sempre é julgado pelo artista real, o que geralmente os prejudica pela alta expectativa do público. Aprovadíssimos!

banda Roda Viva - Cá entre nós, que baixista gracinha!

Convidado no Sax e clarinete, não lembro o nome, mas tocou maravilhosamente bem!

Visão da banda por cima. 

A casa tava lotada, e quem estiver por aqui nos próximos dias, tem mais MPB nas quintas-feiras, vale a pena dá uma conferida! Dia 17 tem o show "O Maestro, O Malandro e o Poeta", com música de Tom, Chico e Vinicius. Sempre o show tá marcado para às 22h, mas começa às 23, só que é melhor chegar às 22h mesmo por causa da quantidade de gente que lota o salão na frente do palco e são poucas mesas. A Cerveja Heineken 600mL estava por 10R$. Só pra não dizer que eu não avisei, ultimamente o que mais você vai encontrar como público de MPB aqui é a galera "hippie chic", fica a dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre você também o seu pretexto, Obrigada!
=]