terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dicas para algum louco que queira fazer o que estou fazendo [2].

Olha a gente aqui de novo, e não é que tivemos coragem de pegar o avião? E o pior, não é que sobrevivemos à primeira semana?

Pois é, estamos superando todas as expectativas, em uma questão de 5 dias eu consegui um lugarzinho pra morar (temporariamente), me inscrevi no Conselho e arranjei um emprego. Nada que temos na mão é o ideal, mas já está bom, o começo é assim mesmo. Fazendo um balanço de tudo que tem me ocorrido e pelas emoções que tenho sentido, vamos à segunda lista de dicas nesta segunda segunda-feira que passo aqui, chuvosa pra caramba, o primeiro dia da semana que se repete no mesmo lugar no último mês. Explico: Antes de vir, passei um período de "férias" no Rio de Janeiro e na Bahia, depois visitei minha família no interior, para poder vir pra cá de vez. Mas, deixemos de enrolação, vamos às dicas:

0. Pesquise direitinho sobre o seu campo de trabalho ou estudo na cidade nova. Se sua profissão tem um Conselho de classe, vá até lá e converse com outros profissionais e funcionários. Saiba sobre piso salarial e colocação no mercado, não vá atrás de simples boatos, consiga dados reais, sobre sua profissão. "Ouvi dizer que..." não ajuda ninguém que está entrando numa realidade nova.

1. Faça uma lista recente e atualizada dos possíveis locais que você pode alugar antes de chegar na cidade. Eu aconselho os sites básicos de busca, como o OLX, BOMNEGÓCIO, EASYQUARTO etc, assim você já vai ter uma noção prévia de preços e localização. Tome cuidado com as imobiliárias, muitos corretores quando notam que você é novo podem se sentir tentados a querer ganhar mais encima de você.

2. Se assim como eu você estiver se mudando para uma cidade que não conhece mesmo, dê preferência a passar o primeiro mês num hostel ou num lugar que não tem contrato obrigatório de semestre ou ano, assim, se você não gostar da vizinhança ou encontrar um lugar melhor depois, que se identifique mais, (o que quase sempre acontece!) você está livre para mudar sem pagar multas de contrato. Existem muitos hostels que se você faz pacote mensal eles te dão bons descontos.

3. Se assim como eu, de novo, você estiver se mudando só com uma mochila nas costas, pesquise direitinho sobre imóveis mobiliados, alguns a mobília é uma porcaria, fotos de internet enganam muito. Não pague nada adiantado, nem feche negócio sem conhecer pessoalmente o local e em hipótese alguma se iluda com anúncios milagrosos, seja desconfiado, mesmo não demonstrando para os proprietários, seja discreto e objetivo.

4. Evite realizar sua mudança em épocas festivas na sua nova cidade, principalmente se for uma cidade turística. Festividades deixam tudo mais caro, tanto aluguel como mercado, comida de rua etc. Além do fato de ter mais gente na cidade, o que pode te dar uma primeira impressão errônea, maquiando a realidade do cotidiano do ano todo, o que pode acabar alguma hora te decepcionando.

5. Procure a secretaria de turismo ou urbanização da cidade em busca de informações sobre como se locomover no transporte público, mapas, programas culturais para fazer. Você veio pra morar, mas até conhecer sua nova cidade você é turista. Passeie, ande pelas ruas a pé para aprender caminhos, não tenha medo de perguntar às pessoas, a seus vizinhos qual o melhor lugar para comprar tal item, ou qual o melhor horário para andar por tal rua. Aí vamos a próxima dica:

6. Os moradores locais são seus melhores guias, não banque o independente toda hora, nem seja arrogante, todo mundo pode te ajudar na sua adaptação. Mas também não ande em todo lugar com cara de turista gringo, para não virar alvo fácil de malandrinhos da rua. Seja humilde, esteja aberto a cultura nova que você está se inserindo, não se esqueça: Você é o estranho agora, não faça besteira logo de cara, não é hora de deixar "sua marca" no bairro, vá com calma.

7. Compre água mineral. Até o seu organismo se acostumar ao novo clima, à nova água, ao novo ambiente em si, evite mudanças drásticas demais. Evite dor de barriga ou diarreia, não que a água seja suja, mas com certeza possui uma microbiota diferente da que você estava acostumado, você pode não se adaptar tão rápido. Beba água mineral no mínimo no seu primeiro mês.

8. Esteja preparado para a solidão. Fazer novos amigos, ter novas companhias, leva um certo tempo. Se você estiver mudando-se para um lugar onde já tem amigos, ótimo, se não, pergunte a seus amigos quem conhece alguém no local que pode servir como "guia" na vida social da cidade, nem que seja só por caridade pra te iniciar na cidade.

9. Prepare-se para descobrir quais são suas reais preferências sobre tudo. A solidão te dá muito tempo consigo mesmo, isso é bom. Autoconhecimento, prática de hobies, descoberta de novos gostos, esta parte é bem legal, uma verdadeira aventura para dentro de si mesmo.

10. Permita-se conhecer um novo mundo todos os dias. Uma cidade nova, tudo é novo, dentro e fora de casa. Não adiante nada se fechar num casulo, você saiu para uma vida nova e ela só vai acontecer se você deixar. Se isso começar a te incomodar demais, se ter de abrir mão do conforto ou da comodidade de todos os dias for demais pra você, então não se mude, fique onde você está. Do contrário, ao invés de viver uma aventura fantástica, você vai entrar num pesadelo. Ninguém é obrigado a ser aventureiro, se no meio do caminho você descobrir que não é, volte pra casa, pra sua cidade, não como um derrotado, mas como uma pessoa corajosa que tentou, que deu o passo e descobriu que não era aquilo mesmo que queria. Respeito toda atitude realizada para a evolução e o amadurecimento!

Parabéns por ter saído até a calçada, o mundo é uma aventura todo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre você também o seu pretexto, Obrigada!
=]